Antigo Testamento / Tobias
Tobit fica cego
Capítulo 2
1No reinado de Asaradon pude voltar para minha casa e foi-me devolvida minha esposa Ana com meu filho Tobias. Em nossa festa de Pentecostes, a festa das Semanas, foi-me preparado um excelente almoço e tomei meu lugar à mesa. 2Quando puseram a mesa com numerosos pratos, disse a meu filho Tobias: “Filho, vai procurar entre nossos irmãos deportados em Nínive algum pobre, de coração fiel, e trazei-o aqui para comer conosco. Vou esperar-te até que voltes,meu filho”
. 3Saiu, pois, Tobias à procura de algum pobre dentre nossos irmãos e quando regressou disse: “Meu pai!” Respondi: “E então, filho?” Continuou Tobias: “Pai, há um homem de nosso povo que acaba de ser assassinado; foi estrangulado e depois lançado na praça, onde ainda está”. 4Levantei-me imediatamente, deixei meu prato intacto, fui tirar o homem da praça e o coloquei num quarto, esperando o pôr do sol para enterrá-lo. 5Tornei a entrar, lavei-me e tomei a refeição na tristeza, 6recordando as palavras que disse o profeta Amós contra Betel:
“Vossas festas se converterão em luto
e todos os vossos cânticos em lamentações”.
7E eu chorei. Depois, quando o sol se pôs, saí, cavei uma fossa e o sepultei. 8Meus vizinhos diziam, rindo de mim: “Ele não tem mais medo. Justamente por esse motivo já foi procurado para ser morto. Teve de fugir e agora está de novo sepultando os mortos!”
Obs. Mais uma dádiva,praticada por este personagem e que Jesus diz em (Lc-14:12
Lucas 14:12-23 Pelo contrário, ao dar um banquete, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos, e você será bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensá-lo. (Ato de Caridade)